O COIMBRA

Fundado por um grupo de garotos de Nova Lima-MG em 05 de Janeiro de 1986, sendo seu nome uma homenagem a Zico “Artur Antunes Coimbra”, ex-jogador da Seleção Brasileira. Por muitos anos como Clube amador, disputou apenas esportes especializados até que em Outubro de 2006, tornou-se um Clube empresa e fez seu cadastro na CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O Coimbra Sports disputava campeonatos amadores até a mudança de gestão. Em 2009 quando o Clube se profissionalizou, passou a disputar também a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. O que foi possível por meio de parceiros estratégicos, passando por cidades como Uberlândia, Nova Lima, Contagem e Belo Horizonte. 

Em 2016 iniciou-se um projeto que faria o Coimbra alçar voos mais altos, quando começaram no Bairro Sapucaias II em Contagem as obras de construção do novo CT do Coimbra, que posteriormente em julho de 2017 passaria a se chamar Centro de Treinamento Flávio Pentagna Guimarães, em homenagem por seus 90 anos.  

A partir de 2017, após iniciar as atividades no recém inaugurado Centro de Treinamento e com a nova Comissão Técnica comandada por Diogo Giacomini, o Coimbra começou a colher o resultado de trabalhar dentro de uma gestão de futebol e financeira planejada. Logo no primeiro ano o Clube bateu na trave do acesso, ficando apenas um ponto atrás do segundo colocado na tabela de classificação da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. 

 

Ascensão

Líder com apenas uma derrota na primeira fase da Segunda Divisão de 2018, o Coimbra superou o Araxá na semifinal e garantiu o acesso ao Módulo II do Campeonato Mineiro 2019 e venceu, nos pênaltis, o Athletic na final do campeonato, sagrando-se campeão da competição. 

Disputando o Módulo II do Campeonato Mineiro em 2019 o Clube conquistou mais uma vez a classificação na ponta da tabela na primeira fase, desta vez sem nenhuma derrota, o que garantiu vantagem para jogar as finais por dois resultados iguais, além de decidir os jogos em casa. Na semifinal o adversário foi o Nacional de Muriaé, conquistando com dois empates a classificação para as finais e a vaga no Módulo I do Campeonato Mineiro 2020, elite do futebol mineiro. Já nas finais, o Clube enfrentou o Uberlândia em duas partidas muito parelhas. Depois empate em Uberlândia no primeiro jogo, o título foi conquistado em Sete Lagoas numa vitória simples por 1 a 0, na Arena do Jacaré, o gol do título foi marcado por Bruno Mineiro. 

Foto: Joao Guilherme / Agencia i7

Foram dois títulos e dois acessos consecutivos que marcam o início de uma história vitoriosa do Coimbra Sports.